Tempo estimado de leitura: 04 minutos.
Maio/2014 – A Samyang é uma fabricante sul coreana de instrumentos ópticos especializada em objetivas para câmeras de segurança e acessórios de fotografia. Também vendida sob as marcas Rokinon, Bower, Pro Optic, Vivitar e Opteka, ela atende os principais mounts de máquinas fotográficas (Canon, Nikon, Sony, Pentax, etc), oferecendo lentes manuais (foco e abertura) com baixo custo. A Rokinon 85mm f/1.4, por exemplo, custa apenas US$279! Ela chegou ao vlog do zack exatamente por esta característica: preço baixo. Vocês sempre pedem alternativas acessíveis para o dia-a-dia e eu mesmo já estou esgotando a conta bancária do canal. =D Então é hora de falarmos sobre equipamentos mais baratos. Será que funcionam bem? Vamos descobrir! (english)
Em 7.8 x 7.4 cm de 540g, primeira coisa a notar nas Samyang Rokinon é que são lentes 100% manuais. Os controles de foco e abertura são feitos por anéis mecânicos, e exigem o mínimo de conhecimento sobre exposição para ajustá-los. Isso colabora para o tamanho diminuto, já que não vão motores do lado de dentro. Considerando outras 85mm f/1.4 do mercado, a Rokinon é a menor e mais discreta. Ela é para quem já sabe o que fazer com distância focal e abertura, e quer economizar no lugar das objetivas de Canon e Nikon, mais caras e totalmente automatizadas.
A operação é simples com dois anéis mecânicos, um para o controle do foco automático na frente, e outro para abrir/fechar o diafragma. O primeiro é suave, grande e confortável. Apesar de um pouco duro na minha cópia nova, ele consegue ser melhor feito que algumas Nikons AF-S G, que balançam sem precisão. O giro é longo e precisão, do foco mínimo de 1 metro (mais longo que a maioria das 85mm), até o infinito, com paradas duras em cada extremo. E o de abertura é do tipo click, com stops cheios e bem demarcados. Há ainda uma versão “Cine” opticamente idêntica, porém com engrenagens e nenhum “click” nos anéis, própria para gravação de vídeos.
Na frente os filtros de 72mm são rosqueados num trilho de plástico e o hood (incluído) é do tipo baioneta. É um kit completo e bem feito, que vale totalmente o preço de US$299. A 85mm f/1.4 é um exemplo de construção para os fabricantes tradicionais, uma vez que não temos este nível de precisão em lentes de entrada na Canon e Nikon, apesar das duas oferecerem sistemas espertos de foco automático. Mas quem precisa da especificação e sabe o que está fazendo com anéis manuais, sem dúvidas pode economizar e estará bem atendido pela Rokinon 85mm f/1.4.
A principal questão sobre as lentes de baixo custo cai sobre o desempenho óptico, que sempre é alto nas lentes first party. Mas a Rokinon 85mm f/1.4 Aspherical é um projeto moderno de 2008 que atinge níveis bacanas de resolução totalmente aberta, controle aceitável de aberrações cromáticas, contraste e cores saturadas, com nenhuma distorção geométrica e QI que só aumenta fechando até f/8. Os resultados são excelentes considerando o preço, e dependendo do tratamento podem chegar facilmente no “absolutamente impecável” que eu sempre falo por aqui.
Apesar da câmera não registrar informações de abertura, eu lembro de algumas fotos que foram feitas com a lente totalmente aberta. O destaque fica para a resolução no centro do quadro que revela detalhes mesmo em f/1.4 e não exige fechar para f/2 em diante para extrair o melhor dos sensores digitais atuais. Já os problemas são típicos de lentes com grande abertura: bolhas roxas em áreas de muita luz e aberrações cromáticas de eixo, tudo fácil de corrigir via software.
Aberrações cromáticas laterais, aqueles contornos coloridos em áreas de muito contraste, aparecem nos cantos do quadro e não dependem da abertura. Embora notado somente durante o dia, está no mesmo patamar das objetivas “de marca” e um problema a ser corrigido no computador antes de impressão. É sempre um problema da abertura extrema f/1.4, que usa elementos grandes demais e tem dificuldades para focar a luz num ponto só. Em peças f/2 para baixo, como algumas 35mm e 50mm, raramente vemos aberrações laterais nas primes.
A qualidade do desfoque é o grande destaque do projeto e muito mais fácil de atingir que qualquer concorrente Canon ou Nikon próxima deste preço (notavelmente as lentes de entrada com outras distâncias e aberturas). Mas comparado as 85mm EF e AF-S (mais caras), não é tão cremoso. Enfim, o efeito da profundidade de campo curta é bacana e está lá, mas nas lentes originais ele é ainda melhor. Não podemos ter tudo por um preço tão baixo, mas funciona para dar aquele look difuso no segundo plano de retratos, depoimentos e detalhes de moda/acessórios.
Já contra luz a Rokinon 85mm f/1.4 sofre com flaring e perda de contraste, também em níveis maiores que as concorrentes. O efeito pode ser usado criativamente e o resultado é superior aos gerados via software. Tem gente que inclui estes reflexos no Photoshop, exatamente para destacar a fonte de luz no quadro. Dependendo do ângulo de incidência da luz, o contraste será prejudicado; objetivas mais caras não sofrem com isso. Mas vale pelo estilo único da Rokinon, mais colorido e esticado, com arco-íris nas bordas; nunca vi isso na Canon ou na Nikon.
As opções de 85mm “luminosas” são extensas na maioria dos mounts, seja dos fabricantes próprios (Canon e Nikon), ou de marcas “renomadas” (Sigma). E a Samyang Rokinon oferece algo novo por causa do preço: é consideravelmente menor que as equivalentes (f/1.4 pra baixo) e com qualidade de imagem totalmente aberta similar. A operação obviamente é diferente: foco manual em 85mm f/1.4 é um desafio até no modo Live View e exige paciência do fotógrafo. Mas sem dúvidas é um prazer de usar e os resultados estão lá. Recomendo a todos que trabalham com retratos e sonham com uma 85mm f/1.4, sem abrir um buraco no orçamento. Podem comprar tranquilamente que não estarão levando uma lente ruim para casa. Boas fotos!