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Agosto/2014 – A 24mm f/1.4L II USM é a segunda geração da prime de grande abertura “mais grande” angular da Canon. Nenhuma outra lente é tão ampla e tão “luminosa” na linha EF. Apresentada em 2008 ela é uma atualização da original de 1997, que antecedeu a menos wide EF 35mm f/1.4L USM. As duas tem excelente construção de metal, foco rápido para jornalistas e qualidade de imagem. Mas com o avanço dos sensores digitais que exigem alta resolução no quadro todo, as fórmulas ópticas tiveram de ser revistas nas versões “II”. Nunca tive necessidade de uma 24mm f/1.4, mas o look das fotos com esta especificação me cativaram para mantê-la no kit. É das poucas lentes que eu não abro mão no lineup da Canon. Boa leitura. (english)
Em 8.3 x 8.6 cm de 650g, a EF 24mm f/1.4L II USM é um tijolo feito de materiais de alta qualidade. Como conseguimos sentir na temperatura da rosca de filtros da frente, mais gelada que o normal, o tubo interno é de metal, com apenas uma “roupa” única de plástico do lado de fora que envolve a construção até o mount, que também é de metal. Isto contribui para a resistência a poeira/ respingos e o projeto como um todo fica muito robusto. É moderno, sem placas diferentes cobrindo o corpo ou parafusos do lado de fora, com uma textura para evitar arranhões. Até cópias usadas diariamente parecem novas, de tão resistente que é a construção da Canon série L.
A operação é simples e feita por um único anel de foco manual, e um botão liga/desliga do foco automático. O primeiro é emborrachado e generoso, extremamente suave e preciso nos movimentos. Não há delay entre movê-lo de um lado para o outro e ver a distância mexer na janelinha, esta que tem marcações hiperfocais. E o segundo ativa o motor USM, rápido, silencioso e com full time manual. Sempre deixo em “AF” e faço compensações no foco a qualquer momento. É bem simples de usar e nunca perdi uma foto por causa do auto foco da Canon. É um destaque das Canon contra por exemplo a Sigma, que não consegue acompanhar a mesma velocidade das L.
Na frente a risca de filtros é grande com ø77mm, compatível com o restante da linha profissional. Ela é feita de metal resistente, e você sente nos dedos o material mais gelada. O lens hood que vem na caixa (EW-83K), que tem formato de pétala, prende numa rosca específica e deixa a 24mm f/1.4 L II ainda maior. Mas não tira o prazer de fotografar nem a atenção do fotógrafo: é uma lente dedicada, de grande abertura, que atenderá com maestria quem precisa da especificação. É uma objetiva que equilibra muito bem na maioria dos corpos grandes full frame da Canon.
Com um projeto de 13 elementos em 10 grupos, dois UD, dois asféricos e coating Subwavelenght Structure, a EF 24m f/1.4L II USM impressiona pelo look geral das imagens, que dá para reconhecer de longe. Apesar da resolução não ser perfeita na abertura máxima no quadro todo, especialmente nas bordas, ela rapidamente melhora fechando para f/2, f/2.8 com saturação de cores e vinheta altíssimas, estas sendo as grandes qualidades que fazem do projeto uma lente especial. É daquelas peças specialty na linha da Canon para fotos únicas. Todas as fotos com a EOS 5D Mark II.
Começando em f/1.4 o destaque fica para a profundidade de campo curtíssima mesmo em distâncias razoáveis entre câmera, sujeito, e fundo. É diferente de qualquer outra lente porque não estamos acostumados com isto no grande angular, quem sempre aparece “tudo em foco”. A vinheta é acentuadíssima em -5ev (!) e parece que estamos olhando por um peep hole no full frame. É uma situação de amor ou ódio: sim, vai atrapalhar e muito se você precisa de luz nas bordas; mas o look é diferente direto da câmera, e muito mais suave que recriá-lo via software.
Também na abertura máxima ela não ganhará nenhum prêmio de resolução. Os detalhes estão lá e o contraste alto ajuda a distinguir contornos e letras. Mas nas bordas é muito fácil perder informações por causa de astigmatismo e em alguns momentos somos obrigados a fechá-la para aumentar a performance. É bem rápido para f/2 ou f/2.8 saltar na resolução com pico em f/4. É melhor que a maioria das zoom mas não por uma margem muito grande. A EF 24-70mm f/2.8L II USM em 24mm f/2.8 é virtualmente idêntica, demonstrando o avanço das lentes variáveis.
Aberrações cromáticas laterais e de eixo também estão presentes nas fotos. As de eixo (antes e depois do plano focal) são relativamente discretas porque o grande angular inclui mais objetos no quadro. Mas as laterais são grosseiras nas bordas e independentes de abertura: não adianta fechar que até f/8, f/11, f/13 elas estão lá. Ainda bem que isto é fácil de corrigir via software. Poderá fazer diferença só em gravações de vídeo sem correção, ainda mais em 4K nas câmeras novas.
Por fim, opticamente os maior triunfo da EF 24mm f/1.4L II USM são as cores. O contraste do tratamento Subwavelenght Structure Coating ajuda e as fotos tem uma impressão marcante. A correção é sempre negativa no contraste e na saturação. Os arquivos saltam na tela e são ótimos direto da câmera. E o bokeh é super suave, colorido em abertura máxima. É difícil você imaginar o look sem ter este modelo específico, porque de f/2.8 pra cima (nas zoom tops) a profundidade de campo inclui demais o ambiente da foto. Ou você tem o f/1.4, ou você não tem.
A EF 24mm f/1.4L II USM é o curinga na linha da Canon. Ninguém realmente sabe do que ela é capaz até usá-la. Ela consegue sozinha diferenciar as fotos e pode ser usada para todos os tipos de aplicações: aberta em pouca luz, ou fechada no dia a dia, fotografia de rua, arquitetura, até retratos. Não importa a situação, o look é único e eu uso principalmente quando quero esta aparência nas fotos: cores fortes, contraste alto e profundidade de campo curta no grande angular. Se você tem curiosidade por fotos diferentes, e tem condições de pagar por uma, é uma adição singular a qualquer kit profissional full frame da Canon. Se prepare para as boas fotos.