Canon EF 50mm f/1.2L USM

A top 50mm da Canon

Novembro/2014 – A 50mm f/1.2L USM é a “prima rica” das primes full frame padrão de grande abertura Canon. Enquanto a 50mm f/1.4 USM faz parte da linha intermediária com construção medíocre e a 50mm f/1.8 II é a lente de entrada com operação tosca, a f/1.2L é a top com motor ring USM e corpo com weather sealing; motivos para ser a favorita entre os profissionais. Mas como ela está sozinha no mercado, única f/1.2 AF, é de estilo tipicamente Canon que esteja parada no tempo. Opticamente devo admitir: esta é uma objetiva cara que francamente deveria entregar algo mais. Enfim ela chegou no vlog do zack por causa da construção e foco silencioso, e é a minha 50mm mais usada. Será que poderá ser a sua também? Vamos descobrir. Boa leitura! (english)



CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO

Canon EF 50mm f/1.2L USM

Em 590g de 8 elementos em 6 grupos, a f/1.2L USM é a 50mm mais robusta que já usei na vida. Ela é enorme e pesada para a especificação, e isto ajuda a impressão de solidez. Também é mais grossa do que comprida, equilibrando bem o centro de gravidade próximo da câmera para um conjunto firme nas mãos, sem puxar para frente ou para trás como outras concorrentes ainda maiores. A Sigma 50mm f/1.4 DG HSM, por exemplo, com seu projeto oversized puxa até a gigante D800E para a frente, enquanto a Canon f/1.2L mantém um grip preciso nas EOS Canon full frame.

Canon EF 50mm f/1.2L USM

O design é simples com um tubo interno que desliza sem expandir o tubo externo, colaborando ainda mais para a durabilidade mecânica do projeto. Fica difícil pensar como este sistema desalinharia mesmo sob impactos do dia a dia. Do lado de fora os únicos controles estão na chave AF/MF do motor USM e o anel de foco manual, que suporta o full time manual para correções a qualquer momento. E a janela de distância mostra uma escala em pés e em metros do elemento interno de foco, com marcações hiperfocais de f/8 até f/16 (abertura mínima). É um projeto classicão da Canon entre as escolas da 35mm f/1.4L USM, que veio antes e tem partes de metal, e a 24mm f/1.4L II USM, que veio depois e é toda de plástico como esta 50mm f/1.2L USM.

Canon EF 50mm f/1.2L USM

Do lado de dentro o motor ultrasonic é o destaque do modelo com focagem silenciosa e rápida, novidades que a f/1.2 trouxe para substituir a exótica 50mm f/1L USM anterior. Aquela era uma lente fly-by-wire como a 85mm f/1.2L II USM atual, com foco super devagar devido a precisão de tanta abertura, e incapaz de satisfazer jornalistas e esportes. Nesta geração de 50mm o AF é esperto e preciso principalmente com o ponto central de qualquer Canon EOS. Praticamente em todos os meus clicks com a 5D Mark II o foco foi exato, invariável, confiável, mesmo na rua para fotos espontâneas. E ele é super quieto, na minha opinião das USM mais quietas da linha EF.

Canon EF 50mm f/1.2L USM

Enfim na frente a Canon recomenda filtros de ø72mm para completar o weather sealing, já que há um espaço entre os tubos interno e externo. E atrás há a borracha ao redor do mount de metal para selar o equipamento do lado da câmera. Não encontrei informações de vedação no anel, janela e switch AF/MF, mas é de se esperar que estejam lá. É das lentes mais gostosas de usar por causa destas características mecânicas, e o grande motivo dela estar na série L. De projeto óptico, como veremos a seguir, ela é especial sim; mas pelo preço deveria entregar mais.



QUALIDADE DE IMAGEM

“Reflexos2” em f/5.6 1/60 ISO100.

“Reflexos2” em f/5.6 1/60 ISO100.

Com a fórmula óptica baseada num simples projeto duplo-Gauss e um elemento asférico de alta precisão (por causa do tamanho), não é de se estranhar que a 50mm f/1.2L USM tenha virtualmente o mesmo desempenho bruto que as outras 50mm intermediárias. A própria EF 50mm f/1.4 USM usa o mesmo projeto, com excessão do elemento asférico; e a Nikkor AF-S 50mm f/1.4G também compartilha da mesma lógica; todas duplo-Gauss com focagem interna. Ficaram de fora na versão L as tecnologias Canon como coating Super Spectra (para aumentar o contraste) e vidros ED (ou até fluorite) para maior clareza, ideias que outras fabricantes já começaram a entregar.

“Anhalten” em f/4.5 1/90 ISO400.

“Anhalten” em f/4.5 1/90 ISO400.

Crop 100%, suavidade e resolução da Canon. :-)

Crop 100%, suavidade e resolução da Canon. :-)

Não que a 50mm f/1.2L USM seja ruim, bem longe disto. Em aberturas próximas da máxima como f/1.8 e f/2, a resolução é impecável no quadro todo e não vemos problemas com vazamento de luz ou falta de nitidez. O contraste funciona depois dos arquivos prontos editados e as cores são excelentes, visualmente um passo a frente das versões f/1.4 e f/1.8 que são pobres. E subindo até f/8 vemos arquivos perfeitos em qualquer sensor full frame da Canon. Lembre que os 50mm não são difíceis de produzir com qualidade, e num projeto mesmo com poucos elementos, os resultados impressionam.

“PED//bike” em f/2.8 1/350 ISO50; de longe dá para ver na grade do chão o CA axial.

“PED//bike” em f/2.8 1/350 ISO50; de longe dá para ver na grade do chão o CA axial.

Crop 100%, nitidez máxima no plano focal.

Crop 100%, nitidez máxima no plano focal.

Crop 100%, contornos verdes no desfoque do segundo plano.

Crop 100%, contornos verdes no desfoque do segundo plano.

“Kaporal” em f/2.8 1/4000 ISO800.

“Kaporal” em f/2.8 1/4000 ISO800.

Crop 100%, detalhes e contraste perfeitos.

Crop 100%, detalhes e contraste perfeitos.

“Dufour” em f/2.8 1/750 ISO800, distância clássica para fotografia de rua.

“Dufour” em f/2.8 1/750 ISO800, distância clássica para fotografia de rua.

“Travessia” em f/8 1/45 ISO100, composições dinâmicas numa objetiva standard.

“Travessia” em f/8 1/45 ISO100, composições dinâmicas numa objetiva standard.

Em abertura máxima a profundidade de campo beira alguns milímetros em distâncias modestas de trabalho, para o efeito do desfoque no primeiro e segundo plano, que é o principal recurso a ser explorado por quem compra uma lente destas. O foco fica só no olho do seu sujeito enquanto o restante do rosto desaparece, revelando fotos íntimas, detalhes mínimos, muito interessantes para esconder defeitos na pele, facilitando o trabalho de pós produção ou diferenciando a imagem em alguns clicks do portfolio. Ao lado da 85mm f/1.2L II USM, são arquivos exclusivos, difíceis de reproduzir em outras lentes, já que f/1.4 está longe de ser a mesma coisa.

“Taças” em f/1.2 1/60 ISO400; abertura máxima usada meramente para efeitos especiais.

“Taças” em f/1.2 1/60 ISO400; abertura máxima usada meramente para efeitos especiais.

Crop 100%, difícil dizer onde está o ponto focal, profundidade de campo é curtíssima.

Crop 100%, difícil dizer onde está o ponto focal, profundidade de campo é curtíssima.

“Puppet” em f/1.8 1/180 ISO800; DoF curta isola o sujeito do fundo.

“Puppet” em f/1.8 1/180 ISO800; DoF curta isola o sujeito do fundo.

“Pombas” em f/2 1/3000 ISO200, mas dependendo das distâncias, efeito não fica tão pronunciado.

“Pombas” em f/2 1/3000 ISO200, mas dependendo das distâncias, efeito não fica tão pronunciado.

Crop 100%, tanta luz e obturadores rápidos podem congelar os sujeitos.

Crop 100%, tanta luz e obturadores rápidos podem congelar os sujeitos.

“Hong Kong” em f/2 1/6000 ISO100.

“Hong Kong” em f/2 1/6000 ISO100.

“Alça” em f/2 1/180 ISO800.

“Alça” em f/2 1/180 ISO800.

“Kowloon” em f/2 1/8000 ISO800.

“Kowloon” em f/2 1/8000 ISO800.

Crop 100%, impossível reclamar da nitidez, note o aliasing e o moiré na 5D Mark II.

Crop 100%, impossível reclamar da nitidez, note o aliasing e o moiré na 5D Mark II.

“3386” em f/1.8 1/750 ISO800.

“3386” em f/1.8 1/750 ISO800.

Crop 100%, profundidade de campo curtíssima em f/1.8.

Crop 100%, profundidade de campo curtíssima em f/1.8.

Crop 100%, bokeh suave, exclusividade da série L nos 50mm Canon.

Crop 100%, bokeh suave, exclusividade da série L nos 50mm Canon.

“Sorvete” em f/1.8 1/250 ISO800, look bem característico do full frame + objetiva de grande abertura.

“Sorvete” em f/1.8 1/250 ISO800, look bem característico do full frame + objetiva de grande abertura.

Crop 100%, detalhes estão lá no sujeito, no ponto focal.

Crop 100%, detalhes estão lá no sujeito, no ponto focal.

“Peking” em f/1.8 1/45 ISO100, fotos no final do dia em ISO100, graças a grande abertura.

“Peking” em f/1.8 1/45 ISO100, fotos no final do dia em ISO100, graças a grande abertura.

Crop 100%, detalhes finos estão TODOS lá.

Crop 100%, detalhes finos estão TODOS lá.

“EA3889” em f/1.8 1/350 ISO800, fotos iluminadas só pela luz da rua.

“EA3889” em f/1.8 1/350 ISO800, fotos iluminadas só pela luz da rua.

Crop 100%, linhas perfeitas nos contornos dos objetos.

Crop 100%, linhas perfeitas nos contornos dos objetos.

“98ºC” em f/1.8 1/750 ISO800.

“98ºC” em f/1.8 1/750 ISO800.

Crop 100%, os 50mm não ficam muito melhores que isto. :-D

Crop 100%, os 50mm não ficam muito melhores que isto. :-D

“1010” em f/1.8 1/180 ISO100, estas fotos são um milagre em ISO100. O_o

“1010” em f/1.8 1/180 ISO100, estas fotos são um milagre em ISO100. O_o

Crop 100%, considerando a quantidade de luz que havia, detalhes são impressionantes.

Crop 100%, considerando a quantidade de luz que havia, detalhes são impressionantes.

“citibank” em f/1.8 1/60 ISO100, desaparecendo com um fundo em 3, 2, 1.8….

“citibank” em f/1.8 1/60 ISO100, desaparecendo com um fundo em 3, 2, 1.8….

Crop 100%, detalhes estão lá!

Crop 100%, detalhes estão lá!

Crop 100%, pontos de luz no bokeh, abertura circular.

Crop 100%, pontos de luz no bokeh, abertura circular.

Crop 100%, sinais de CA axial nos highlights.

Crop 100%, sinais de CA axial nos highlights.

Crop 100%, suavidade acima de tudo, pessoas do outro lado da rua sumiram.

Crop 100%, suavidade acima de tudo, pessoas do outro lado da rua sumiram.

“citi2” em f/1.8 1/45 ISO160, vários estilos possíveis de fotografia na rua com esta qualidade no desfoque.

“citi2” em f/1.8 1/45 ISO160, vários estilos possíveis de fotografia na rua com esta qualidade no desfoque.

“Scirocco” em f/1.8 1/60 ISO100.

“Scirocco” em f/1.8 1/60 ISO100.

Crop 100%, cores, desfoque, motion blur…

Crop 100%, cores, desfoque, motion blur…

Crop 100%, e detalhes no ponto focal.

Crop 100%, e detalhes no ponto focal.

Distorções como aberrações cromáticas laterais e de eixo também são excepcionalmente bem controladas.O segundo plano precisa de muito contraste para gerar bolhas de luz coloridas em pontos de luz, e o desempenho é superior a 85mm f/1.2L II USM, já que os elementos de vidro são menores, mais fáceis de produzir. Mas há mudança de cores durante o dia, em elementos preto e branco. Já a geometria é perfeita em todo o range de foco e objetos retangulares não ganham formas bizarras, diferente das zoom. E até a vinheta é modesta em qualquer abertura, sendo mais fácil de reproduzir via software do que de conseguir diretamente na lente.



“Sr.” em f/3.5 1/45 ISO100, geometria intacta de paredes e linhas arquitetônicas.

“Sr.” em f/3.5 1/45 ISO100, geometria intacta de paredes e linhas arquitetônicas.

Crop 100%, detalhes em texturas.

Crop 100%, detalhes em texturas.

“SPA” em f/5.6 1/125 ISO100, weather sealing é exigência para fotografar nas ruas de Hong Kong.

“SPA” em f/5.6 1/125 ISO100, weather sealing é exigência para fotografar nas ruas de Hong Kong.

Crop 100%, nitidez excelente em letras de painéis.

Crop 100%, nitidez excelente em letras de painéis.

“Bank of China” em f/6.7 1/250 ISO400, outro exemplo do valor do weather sealing.

“Bank of China” em f/6.7 1/250 ISO400, outro exemplo do valor do weather sealing.

Crop 100%, resolução alta para quem está do outro lado da rua.

Crop 100%, resolução alta para quem está do outro lado da rua.

“mira” em f/6.7 1/250 ISO400, sol e chuva, contraste e weather sealing.

“mira” em f/6.7 1/250 ISO400, sol e chuva, contraste e weather sealing.

Crop 100%, detalhes de sobra nas ampliações.

Crop 100%, detalhes de sobra nas ampliações.

“Joy & Peace” em f/4.5 1/125 ISO400, 50mm são a distância mais usada na fotografia de rua.

“Joy & Peace” em f/4.5 1/125 ISO400, 50mm são a distância mais usada na fotografia de rua.

Crop 100%, mais resolução para objetos na distância.

Crop 100%, mais resolução para objetos na distância.

Devo assumir que meu acervo de imagens com esta lente não explora de fato os limites da abertura máxima. São fotografias de rua com f/2.8 para cima, e nestas situações a operação de foco rápido, weather sealing para enfrentar as chuvas de Hong Kong, e o desfoque excelente mesmo fora da abertura máxima valeram bem mais como recursos do que firúlas ópticas. Mas considerando os resultados depois de impressos em ampliações gigantes, a EF 50mm f/1.2L USM realmente mostra porque ainda está no meu kit: as fotos são fantásticas, suaves, precisas.

“Reflexos” em f/6.7 1/250 ISO400, diversos sujeitos viram exemplo de desempenho óptico na rua.

“Reflexos” em f/6.7 1/250 ISO400, diversos sujeitos viram exemplo de desempenho óptico na rua.

Crop 100%, detalhe do canto inferior esquerdo, perfeito.

Crop 100%, detalhe do canto inferior esquerdo, perfeito.

“8888” em f/2 1/125 ISO100, parece no meio do dia, mas esta foto em f/2 é no começo da noite.

“8888” em f/2 1/125 ISO100, parece no meio do dia, mas esta foto em f/2 é no começo da noite.

“PEDXING” em f/4 1/45 ISO320, mesmo fora da abertura máxima é fácil isolar o sujeito.

“PEDXING” em f/4 1/45 ISO320, mesmo fora da abertura máxima é fácil isolar o sujeito.

Crop 100%, detalhes finos em fios de cabelo…

Crop 100%, detalhes finos em fios de cabelo…

Crop 100%, e suavidade no desfoque do segundo plano.

Crop 100%, e suavidade no desfoque do segundo plano.

“PCCW” em f/4 1/45 ISO400, imagine isolar o seu sujeito no meio de todas estas pessoas.

“PCCW” em f/4 1/45 ISO400, imagine isolar o seu sujeito no meio de todas estas pessoas.

Crop 100%, detalhes no ponto focal…

Crop 100%, detalhes no ponto focal…

Crop 100%, e de novo, suavidade no desfoque.

Crop 100%, e de novo, suavidade no desfoque.

VEREDICTO

A 50mm f/1.2L USM faz parte de uma linha profissional da Canon, e acredito que os recursos de construção e resultados fotográficos serão aproveitados só por quem trabalha diariamente com o equipamento. A operação é muito mais confiável que as outras 50mm EF (a única com weather sealing), o motor ring-type USM é quieto e rápido, e opticamente ela às vezes entrega vantagem nos arquivos com baixa profundidade de campo e desfoque suave. Mas o preço infelizmente é para poucos e depende de cada fotógrafo a decisão de optar por uma objetiva que fará todos os trabalhos muito bem; ou se é melhor guardar o dinheiro no bolso e aturar a operação as irmãs mais simples. De qualquer maneira, quem exige do equipamento já tem a resposta: vá de série L!