Nikon AF-S Nikkor FX 35mm f/1.8G

Quem é f/1.4G na fila do pão?

Outubro/2015 – O mercado de objetivas prime 35mm para o formato 135 “full frame” é dos mais concorridos. Popular desde a década de 70, esta distância focal era a escolha das fabricantes para oferecer um pacote flexível de fotografar nos kits, enquanto as zoom de alta performance não chegavam a preços aceitáveis para o público. A equivalência aos 35mm é o padrão de praticamente todos os smartphone e o que os fotógrafos consideram a “distância natural” da visão humana. Então natural também a oferta praticamente infinita da distância, não importa o formato. (english)

As 35mm do vlog do zack: seis opções até agora, de US$199 a US$1499.

A Nikkor FX AF-S 35mm f/1.8G é a peça que estava faltando na linha “f/1.8G” full frame ligando a grande angular 20mm f/1.8G, que acabamos de ver, aos 50mm f/1.8G, que foi a primeira objetiva ever Nikon no vlog do zack. Os 35mm são o “wide-standard” que funcionam para incluir o sujeito na cena, sem isolá-lo completamente do ambiente, deixando o “contar a história” da foto no espaço. Por US$599 esta 35mm segue o resto da família com projeto óptico moderno, foco automático AF-S e a usabilidade simples. Vale colocá-la no kit? Vamos descobrir! Boa leitura.



CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO

Nikon AF-S Nikkor FX 35mm f/1.8G

Em 305 gramas de 72x71mm, a Nikon AF-S FX Nikkor 35mm f/1.8G segue a mesma fórmula de ergonomia e usabilidade de todas as AF-S f/1.8G. A dimensão na verdade é a maiorzinha delas considerando a distância focal, porque ela é bem maior que as 50mm AF-S recentes (tanto f/1.8G quanto f/1.4G), e até mais pesada do que o tamanho sugere. Montada na câmera ela fica melhor equilibrada que outras AF-S porque o peso está centralizado no mount, diferente de um leve puxão pra frente (tipo as f/1.4G) ou o peso no apoio da câmera, na mão direita (tipo a 20mm).

Proporção parecida com as 35mm de grande abertura tradicionais.

A construção e o design não chamam a atenção com uma estrutura totalmente de plástico do lado de fora e um único tubo externo. Ela lembra a zoom DX 18-55mm porque o elemento frontal diminui de tamanho em relação ao tubo, deixando um degrau acentuado entre o final do anel de foco e o trilho do lens hood. Não há nenhum “embelezamento” tipo anel dourado na frente ou logotipo gigante “N” em cima. É tudo discreto e sinceramente mais bonito que outras AF-S.

Nikon AF-S Nikkor FX 35mm f/1.8G

A operação é simples com um anel generoso de foco manual na frente, switch MA/M com suporte ao full time manual ao alcance do dedão do lado esquerdo, filtros de ø58mm que não giram na frente, janela de distância em cima e tag de especificação ao redor. O foco interno, traseiro, AF-S, é o de sempre: adequado pra rua e rápido, silencioso, preciso na D750. E o anel externo tem um lag entre o movimento do lado de fora e o grupo traseiro, embora seja mais “emborrachado” que a AF-S 20mm que acabamos de ver. Naquela objetiva o “jogo” do anel era seco, impreciso, ruim mesmo. Aqui na 35mm ele ainda existe mas o grip parece melhor entre as peças.

Nikon AF-S Nikkor FX 35mm f/1.8G

E de novo o projeto é só isso. Parte simples, com operação suave e design sóbrio. Parte complexo, com AF rápido, silencioso, interno e filtros que não giram; que parecem “qualquer coisa” até um fabricante fazê-los errado. os US$599 teoricamente são os mais caros considerando o restante da linha f/1.8G. Dá pra entender os projetos de +US$700 das 20mm, 24mm e 28mm; grande angular com essa abertura não é fácil de fabricar. E os 50mm de US$215 e 85mm de US$496 são baratos demais para acreditar, obrigatórios no kit. Uma 35mm de grande abertura sem estabilizador e com uma operação tão simplificada tem de entregar algo muito especial nas imagens.



QUALIDADE DE IMAGEM

“Flow” em f/8 1/500 ISO160.

“Flow” em f/8 1/500 ISO160.

* Todas as fotos com a Nikon D750. Arquivos raw disponíveis no Patreon.

Com um projeto óptico de 11 elementos em 8 grupos, 1 peça ED e 1 peça asférica, a Nikon não estava brincando quando desenvolveu a AF-S 35mm f/1.8G FX para a linha “ affordable prime”. São mais elementos até que a top f/1.4G e a performance assusta. Em qualquer abertura, qualquer distância de foco e qualquer situação de luz, as imagens são perfeitas. Contraste alto, cores saturadíssimas (a maior que tive na Nikon até agora), distorções relativamente bem controladas e bokeh suave. O que mais dá pra pedir por uma fixa de US$600?

“YOU” em f/8 1/200 ISO160.

“YOU” em f/8 1/200 ISO160.

Fazia tempo que eu não via um album tão “gordo” nos reviews do vlog do zack. Em uma única tarde de testes em Manhattan, eu voltei com 78 “keepers” de uma pasta de 500 clicks; rate que eu não conseguia desde a EF 50mm f/1.8 STM. As fotos são ótimas: resolução de sobra na abertura máxima, contraste perfeito exceto em contra-luz; praticamente nenhuma distorção cromática exceto em exposições que eu deliberadamente causei isso. Se você fotografa na rua e quer a melhor companheira a sua full frame FX, esta é a objetiva que faltava.

“Organic” em f/8 1/200 ISO1250.

“Organic” em f/8 1/200 ISO1250.

Em f/1.8 o único impacto negativo nas imagens é o tal “saggital coma flare”, que aproveitarei a sequência da 58mm f/1.4G pra falar dele nos próximos reviews. Em abertura máxima e paisagens noturnas, você consegue ver nas bordas que os pontos de luz ganham formas “abertas” de reflexos, que atrapalham em impressões grandes e na reprodução de detalhes de letreiros em cenas urbanas a distância. É só fechar para f/2.8-f/4 para resolvê-lo, com impacto negativo na exposição seja na velocidade do obturador ou no ISO.

“Panama” em f/1.8 1/1250 ISO160; note aparência do desfoque na rua.

“Panama” em f/1.8 1/1250 ISO160; note aparência do desfoque na rua.

Crop 100%, resolução em abertura máxima no centro, alguma dúvida?

Crop 100%, resolução em abertura máxima no centro, alguma dúvida?

“EXIT” em f/1.8 1/200 ISO1100.

“EXIT” em f/1.8 1/200 ISO1100.

Crop 100%, nitidez aceitável no centro…

Crop 100%, nitidez aceitável no centro…

Crop 100%, com esfero-cromatismo nas bordas.

Crop 100%, com esfero-cromatismo nas bordas.

“Buff Monster” em f/1.8 1/4000 ISO100.

“Buff Monster” em f/1.8 1/4000 ISO100.

Crop 100%, resolução gera até moiré no centro.

Crop 100%, resolução gera até moiré no centro.

Crop 100%, com leve perda de performance nas bordas.

Crop 100%, com leve perda de performance nas bordas.

“L.I” em f/1.8 1/200 ISO1400; grande abertura começa a fazer sentido depois do pôr do sol.

“L.I” em f/1.8 1/200 ISO1400; grande abertura começa a fazer sentido depois do pôr do sol.

Crop 100%, um pouco de blooming, mas resolução totalmente aceitável.

Crop 100%, um pouco de blooming, mas resolução totalmente aceitável.

“30 Av-Grand Av” em f/1.8 1/200 ISO800.

“30 Av-Grand Av” em f/1.8 1/200 ISO800.

Crop 100%, de novo, alguma dúvida sobre a resolução?

Crop 100%, de novo, alguma dúvida sobre a resolução?

“PED XING” em f/1.8 1/200 ISO1000.

“PED XING” em f/1.8 1/200 ISO1000.

 Crop 100%, o famosão “purple fringing” em pontos de luz na abertura máxima.

Crop 100%, o famosão “purple fringing” em pontos de luz na abertura máxima.

“49ST 7Av” em f/1.8 1/200 ISO900.

“49ST 7Av” em f/1.8 1/200 ISO900.

Crop 100%, resolução suficiente no centro, projeto moderno.

Crop 100%, resolução suficiente no centro, projeto moderno.

“XING II” em f/1.8 1/200 ISO2500; look similar a AF-S 50mm f/1.8G, não?

“XING II” em f/1.8 1/200 ISO2500; look similar a AF-S 50mm f/1.8G, não?

Crop 100%, contraste excelente considerando a abertura.

Crop 100%, contraste excelente considerando a abertura.

“Manhattan” em f/1.8 1/100 ISO1000; imagem limpa…

“Manhattan” em f/1.8 1/100 ISO1000; imagem limpa…

Crop 100%, mas com o saggital coma flare em f/1.8 (esquerda) e f/5 (direita), com compensação no ISO.

Crop 100%, mas com o saggital coma flare em f/1.8 (esquerda) e f/5 (direita), com compensação no ISO.

A sequência de aberturas de f/2.8 pra cima revelam a vantagem de uma prime asférica com fotos extremamente “imersivas” com texturas e detalhes finos perfeitamente renderizados em qualquer área do quadro. É um enorme upgrade para fotografias “mundanas” que hoje são feitas nos smartphones, para um retrato muito mais fiel da realidade. A AF-S 35mm f/1.8G num corpo FX da Nikon é melhor para registrar o que for importante pra você. Qualquer “compacta avançada” com sensor menor, ou os malditos telefoninhos, não fazem jus as nossas experiências.



“N Manhattan” em f/4 1/100 ISO11400.

“N Manhattan” em f/4 1/100 ISO11400.

Crop 100%, nitidez impecável em f/4.

Crop 100%, nitidez impecável em f/4.

“Tourists” em f/4 1/100 ISO1600.

“Tourists” em f/4 1/100 ISO1600.

Crop 100%, longa profundidade de campo e resolução.

Crop 100%, longa profundidade de campo e resolução.

“Life is Beautiful” em f/8 1/500 ISO160.

“Life is Beautiful” em f/8 1/500 ISO160.

“Crop 100%, performance de sobra para os sensores de hoje e futuros.

“Crop 100%, performance de sobra para os sensores de hoje e futuros.

“Valve” em f/8 1/200 ISO220.

“Valve” em f/8 1/200 ISO220.

Crop 100%, nenhum problema de aberração na abertura otimizada.

Crop 100%, nenhum problema de aberração na abertura otimizada.

“Steel Tracks” em f/8 1/200 ISO200.

“Steel Tracks” em f/8 1/200 ISO200.

Crop 100%, contraste perfeito para temas urbanos.

Crop 100%, contraste perfeito para temas urbanos.

“Court” em f/8 1/320 ISO160.

“Court” em f/8 1/320 ISO160.

Crop 100%, detalhes finos na grade.

Crop 100%, detalhes finos na grade.

“Lady Graffiti” em f/8 1/500 ISO160.

“Lady Graffiti” em f/8 1/500 ISO160.

Crop 100%, boost de resolução em fotos mundanas.

Crop 100%, boost de resolução em fotos mundanas.

“Brooklyn” em f/8 1/1000 ISO160.

“Brooklyn” em f/8 1/1000 ISO160.

Crop 100%, aberrações bem controladas, performance prime.

Crop 100%, aberrações bem controladas, performance prime.

“T-Rock” em f/8 1/200 ISO360.

“T-Rock” em f/8 1/200 ISO360.

Crop 100%, canto superior direito.

Crop 100%, canto superior direito.

“Triple Shot” em f/8 1/200 ISO250.

“Triple Shot” em f/8 1/200 ISO250.

Crop 100%, texturas para impressões gigantes!

Crop 100%, texturas para impressões gigantes!

“@my_stylez_tuff” em f/8 1/200 ISO400.

“@my_stylez_tuff” em f/8 1/200 ISO400.

Crop 100%, linhas finas reproduzidas no wide/standard.

Crop 100%, linhas finas reproduzidas no wide/standard.

“CRAFT STUDIO” em f/8 1/640 ISO160.

“CRAFT STUDIO” em f/8 1/640 ISO160.

Crop 100%, nitidez é muito boa nesta objetiva para o dia a dia.

Crop 100%, nitidez é muito boa nesta objetiva para o dia a dia.

“Martial Arts” em f/8 1/320 ISO160; raro caso de flaring.

“Martial Arts” em f/8 1/320 ISO160; raro caso de flaring.

Crop 100%, mas contraste continua bom graças ao SIC.

Crop 100%, mas contraste continua bom graças ao SIC.

“Rail” em f/8 1/400 ISO160.

“Rail” em f/8 1/400 ISO160.

Crop 100%, todos os pontos da textura do chão.

Crop 100%, todos os pontos da textura do chão.

“Grand Street” em f/8 1/500 ISO160.

“Grand Street” em f/8 1/500 ISO160.

Crop 100%, moiré em linhas gráficas.

Crop 100%, moiré em linhas gráficas.

“King” em f2.8 1/200 ISO250.

“King” em f2.8 1/200 ISO250.

Crop 100%, logo no f/2.8 a resolução sobe muito.

Crop 100%, logo no f/2.8 a resolução sobe muito.

“Flag” em f/2.8 1/200 ISO180.

“Flag” em f/2.8 1/200 ISO180.

Crop 100%, perfeição nas texturas e no contraste.

Crop 100%, perfeição nas texturas e no contraste.

“Dance” em f/8 1/500 ISO160.

“Dance” em f/8 1/500 ISO160.

Crop 100%, D750 acertou precisamente o foco no rosto.

Crop 100%, D750 acertou precisamente o foco no rosto.

Aberrações cromáticas de eixo em abertura máxima (spherochromatism) transformam o contraste nos planos próximos do focal em bolhas roxas na frente e verdes atrás. Isso pode atrapalhar alguns elementos gráficos fotografados de perto, como stickers de rua ou objetos de decoração. As laterais, ao redor do quadro em contornos fortes, são discretas. O projeto a partir do f/1.8 é muito mais fácil de fabricar que as f/1.4 e/ou zoom, portanto a performance é excelente.



“Biker” em f/1.8 1/4000 ISO110.

“Biker” em f/1.8 1/4000 ISO110.

Crop 100%, peças cromadas, sempre um desafio para a abertura máxima.

Crop 100%, peças cromadas, sempre um desafio para a abertura máxima.

“Wave” em f/8 1/500 ISO160.

“Wave” em f/8 1/500 ISO160.

Crop 100%, mínimo CA lateral em zonas de alto contraste.

Crop 100%, mínimo CA lateral em zonas de alto contraste.

“Fulton” em f/8 1/400 ISO160.

“Fulton” em f/8 1/400 ISO160.

Crop 100%, aberrações são difíceis de acontecer nesta objetiva.

Crop 100%, aberrações são difíceis de acontecer nesta objetiva.

“ORTIZ” em f/8 1/250 ISO160.

“ORTIZ” em f/8 1/250 ISO160.

Crop 100%, zero CA lateral em linhas gráficas.

Crop 100%, zero CA lateral em linhas gráficas.

“Passagem” em f/8 1/200 ISO320.

“Passagem” em f/8 1/200 ISO320.

Crop 100%, a hint of lateral CA.

Crop 100%, a hint of lateral CA.

“Flag II” em f/8 1/200 ISO500.

“Flag II” em f/8 1/200 ISO500.

Crop 100%, já vimos a mesma cena em situação muito pior com outras objetivas.

Crop 100%, já vimos a mesma cena em situação muito pior com outras objetivas.

“31AV 31ST” em f/2 1/200 ISO500.

“31AV 31ST” em f/2 1/200 ISO500.

Crop 100%, blooming leve próxima da abertura máxima.

Crop 100%, blooming leve próxima da abertura máxima.

“Vão vive” em f/1.8 1/200 ISO180; shallow DoF.

“Vão vive” em f/1.8 1/200 ISO180; shallow DoF.

Crop 100%, worst case scenario do spherochromatism.

Crop 100%, worst case scenario do spherochromatism.

O bokeh merece destaque em distâncias próximas de foco, bacana para isolar o sujeito em fotos com baixa profundidade de campo. É suficiente para imagens diferentes ao aproveitar a área maior do formato FX (135 full frame), a vinheta em abertura máxima para dissolver o segundo plano num mix de cores e tons. A distorção geométrica também é baixa exigindo o mínimo de correção via software, bom para gravações de vídeo que são mais difíceis de consertar.

“342” em f/1.8 1/1250 ISO160.

“342” em f/1.8 1/1250 ISO160.

Crop 100%, resolução no centro.

Crop 100%, resolução no centro.

Crop 100%, aparência do desfoque.

Crop 100%, aparência do desfoque.

“Tomate” em f/1.8 1/1000 ISO160.

“Tomate” em f/1.8 1/1000 ISO160.

Crop 100%, o caos nas aberrações, com resolução.

Crop 100%, o caos nas aberrações, com resolução.

Crop 100%, aparência dos highlights no bokeh.

Crop 100%, aparência dos highlights no bokeh.

“Bulb” em f/1.8 1/4000 ISO100.

“Bulb” em f/1.8 1/4000 ISO100.

Crop 100%, caso extremo de teste do bokeh.

Crop 100%, caso extremo de teste do bokeh.

“Bulb II” em f/1.8 1/4000 ISO160.

“Bulb II” em f/1.8 1/4000 ISO160.

Crop 100%, AF-S 35mm f/1.8G FX se sai muito bem.

Crop 100%, AF-S 35mm f/1.8G FX se sai muito bem.

“W4” em f/1.8 1/200 ISO2200; leve distorção a esquerda.

“W4” em f/1.8 1/200 ISO2200; leve distorção a esquerda.

Crop 100%, resolução impecável no f/1.8.

Crop 100%, resolução impecável no f/1.8.

“Muchmore’s” em f/8 1/200 ISO200; flaring e distorção geométrica.

“Muchmore’s” em f/8 1/200 ISO200; flaring e distorção geométrica.

Crop 100%, perda de contraste em contra-luz.

Crop 100%, perda de contraste em contra-luz.

“Turn to me” em f/8 1/500 ISO160; distorção geométrica mínima + contra-luz.

“Turn to me” em f/8 1/500 ISO160; distorção geométrica mínima + contra-luz.

“YOU II” em f/8 1/320 ISO160; leve bolha horizontal no quadro.

“YOU II” em f/8 1/320 ISO160; leve bolha horizontal no quadro.

“Bricks” em f/8 1/200 ISO640; distorção é leve para uma prime.

“Bricks” em f/8 1/200 ISO640; distorção é leve para uma prime.

“Joe’s Auto” em f/8 1/200 ISO180; note a calçada torta.

“Joe’s Auto” em f/8 1/200 ISO180; note a calçada torta.

VEREDICTO

A Nikon pegou o desafio de atualizar todo o lineup intermediário desde a AF-S 50mm f/1.8G de 2011, e introduziu algumas pérolas ao mercado full frame como as 85mm f/1.8G e 20mm f/1.8G. E agora a 35mm f/1.8G, com performance óptica altíssima considerando o preço e usabilidade. O que chama a atenção é como ela chega sem medo a um mercado “pós Sigma Global Vision”. A Nikon entrega um produto superior em usabilidade e mais barato que a concorrente “Art f/1.4”, que de vantagem tem só os 2/3 stop a mais na abertura. Pra quem está na Canon e não tem qualquer ideia do que eles farão a seguir, a Sigma parece uma alternativa viável. Mas os fotógrafos de Nikon não tem esse problema. Do ultra grande angular ao curto telephoto, eles estão bem servidos por uma linha acessível, de alta performance e fácil de usar.  É a vantagem de “ser” Nikon. Boas fotos!