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Agosto/2014 – A EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM é uma de duas novas grande angulares que a Canon anunciou em 2014. Enquanto a 10-18 atende sensores APS-C num kit de baixo custo, a outra EF 16-35mm f/4L IS USM é high end e vai até o full frame; estendendo a lista de opções para fotógrafos do mount EF. A novidade aqui é o preço baixo em apenas US$299, metade do valor da antiga (mas ainda no lineup) EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM (US$649), que o modelo novo não substitui. A construção é diferente e a 10-22mm é 2/3 mais luminosa. Mas a 10-18 perde muito em relação a versão anterior, ou é uma nova pedida para o grande angular? Vamos descobrir. (english)
Em 7.4 x 7.2 cm de 240g, a EF-S 10-18mm é a ultra grande angular zoom mais leve do mercado. “Mais” que é um advérbio comum do modelo: é a mais compacta (74mm de comprimento) e mais barata na classe (US$299). Isto porque a Canon deixou de fora materiais teoricamente nobres na construção e o corpo é todinho de plástico. Notem que isto não quer dizer “mal construída”, muito pelo contrário. Os tubos são precisos e nada balança no corpo. É aquela velha história do “projeto moderno”; estamos em 2014 e fica difícil fabricar alguma “porcaria” hoje em dia. Se bem cuidada, ela poderá aguentar anos de operação, seja no mercado profissional quanto no amador.
A operação é simples com dois anéis e dois botões. O anel maior é o de zoom que vai suavemente dos 10mm aos 18mm. O tubo interno expande nas duas direções, e só fica completamente fechado em 14mm. Mas o elemento frontal não mexe e suporta filtros como polarizadores/ graduados de ø67mm sem problemas. Na frente o anel de foco manual é do tipo fly-by-wire como todas lentes “STM”, a conexão não é física e depende de eletricidade da câmera para funcionar. Pelo menos o movimento é absolutamente silencioso e perfeito para vídeos com foco automático continuo. Só senti falta da janela de distância porque é difícil notar a mudança do foco no grande angular.
O foco automático é super preciso na minha cópia + EOS M. De todas as quase 200 fotos do teste, só uma está fora de foco e acho que por culpa da câmera. O sistema também suporta o full time manual e não precisamos mexer o botão de AF/MF quando quisermos usar o manual. Ele não vai ganhar nenhum prêmio de velocidade, mas pelo menos não atrasará as fotos. É a principal vantagem da EF-S 10-22mm com motor USM, bem mais rápido e esperto. Se você fotografa ação e esportes, como jornalismo e skate, talvez faça mais sentido investir na antiga USM.
Já estabilizador é de última geração e “segura” a composição no lugar em até 4 stops. Muita gente acha desnecessário o IS nas grandes angulares mas eu tenho de discordar. Ele ajuda demais em situações de pouca luz e na minha opinião toda lente deveria vir com ele, independente da distância focal. E considerando o tamanho e peso desta zoom, fica bem claro que o recurso não interfere tanto no projeto. Enfim, toda lente deveria ter. A Canon recomenda desligá-lo quando a câmera está montada num tripé porque esta EF-S não tem a função de detectá-lo sozinho
No geral a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM surpreende pelo overlap da distância focal sobre a EF-S 10-22mm, mas não pelos recursos. O foco automático é novo e suave, perfeito para gravações de vídeo nas EOS com foco Dual Pixel ou híbrido. O estabilizador é muito bem vindo para todas as situações, seja em pouca luz para manter o ISO baixo, e, de novo, para vídeos sem estabilizadores a parte. É e não é um upgrade ao ultra grande angular APS-C, que perde na construção mas ganha e muito nas funções. Como veremos nas imagens, pelo menos ela está na frente também na óptica.
Vocês sabem que eu não sou fã da Canon no grande angular porque as lentes deles são muito caras para o que entregam opticamente. Por isto eu apoio o “quanto mais barato, melhor”, como por exemplo a EF 17-40mm f/4L USM sobre a EF 16-35mm f/2.8L II USM. As duas são medíocres, então pra quê pagar mais caro? Mas a tecnologia tem avançado e a Canon finalmente embarcou com qualidade no grande angular. E as novas EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM e (tenho lido) a EF 16-35mm f/4L IS USM são novos padrões para quem usa Canon. Até que enfim!
Com um projeto exótico 14 elementos em 11 grupos, mesmo totalmente aberta a resolução do cento as bordas é excelente na 10-18mm. Não vou usar o termo “absolutamente impecável” porque conheço coisas melhores (como AF-S 14-24mm f/2.8G ou a prime EF 14mm f/2.8L II USM). Mas para o preço a 10-18mm é uma campeã. Nas lentes para o APS-C é “normal” a qualidade melhorar pouco fechando além da máxima, já que os sensores das digitais sofrem com difração logo em f/5.6. Então os arquivos não tem tantos defeitos visíveis na abertura máxima, e exigem pouquíssima correção via software sobre distorção geométrica e CA lateral.
Distorção geométrica é espantosamente bem controlada. Eu jurava que a EOS M corrigia digitalmente as linhas arquitetônicas nas imagens da EF-S 10-18mm, mas o firmware desta máquina nem tem o perfil da objetiva. Ou seja, a qualidade óptica é direto do equipamento e bem diferente de outras lentes Canon. Sim, podemos ver barrel no grande angular nas bordas direita e esquerda; mas em cima e embaixo, é tudo bem controlado em 10mm; invisível em 14mm; e ignorável em 18mm. É praticamente perfeito e bem melhor que por exemplo as mirrorless, que sofrem no grande angular e a curta distância flange entre mount e sensor.
Já o CA lateral é um exemplo “moderno” das novas objetivas. Os fabricantes sabem que isto pode ser facilmente corrigido via software então eles focam em outros problemas ópticos, como resolução. Então a nitidez é excelente no quadro todo apesar dela mostrar um pouquinho de CA inclusive no centro do quadro. De qualquer maneira, ele é bem menos notável que QUALQUER outra zoom (e até prime) ultra grande angular Canon que eu já usei (ainda não usei a 16-35mm f/4L IS USM) e coloca esta EF-S como uma das minhas favoritas da linha: low cost, high quality.
Vinheta é visível em grande angular e dá personalidade as imagens em abertura máxima. Não chega nem a -2 stops e qualquer software corrige isto compensando com um pouquinho de ruído. E o bokeh… Bom, ninguém compra uma ultra grande angular pelo bokeh. Mas diz a Canon que a abertura com sete lâminas permanece redonda até f/8 e, na distância mínima de foco, é possível desfocar o fundo em 18mm. Pode ser útil para mostrar detalhes dos sujeitos, junto do ambiente.
Enfim um artigo direto porque não há muito o que dizer sobre a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM: ela é simplesmente fantástica! Sem dúvidas ficará no meu kit porque a qualidade de imagem totalmente aberta é melhor que a antiga EF-S 10-22mm. É uma ótima companhia para kits de entrada com outra lente low cost “18-alguma coisa”, e aposto que até alguns profissionais não verão problema nos resultados que ela entrega. Finalmente, parabéns para a Canon. Não precisamos mais babar na Nikon para imagens grande angulares de alta qualidade. Por US$299, é obrigatória para o kit de quem quer experimentar com a composição. E boas fotos!